Doenças causadas por virus

11. 9. 3. 1 -A PRIMEIRA GERAÇÃO (1940 1950) O primeiro computador eletrônico digital foi resultado dos trabalhos de um professor de Física da Universidade de Iowa, EUA, John Vincent Atanasoff, que na busca de um meio para resolver equações lineares, teve a idéia de combinar simultaneamente um circuito eletrônlco, com uma memória de varredura mecânica usando capacitores. Em sua concepção básica o dispositivo consistia de uma memória composta de cilindros rotativos O primeiro computador eletrônico digital foi resultado dos trabalhos de um professor de Física da

Universidade de Iowa, EUA, John Vincent Atanasoff, que na busca de um meio para resolver equações lineares, teve a idéia de combinar simulta uma memória de var ors sua concepção básic composta de cilindro I [picl Fig. 355 – O computador ABC Vista pela parte lateral etrônico, com capacitores. Em e uma memoria Fig. 355A- Crédito de fotografia cedido gentilmente pela: Iowa State Ccrédito de fotografia cedido gentilmente pela: Iowa State I University Swlpe to vlew next page Fig. 3558 – Cliff Berry um dos assistentes do Dr. Atanasoff operando o primeiro computador valvulado.

I Crédito de fotografia cedldo gentilmente pela: Iowa State University Fig. 355C – Diagrama do computador desenvolvido na Universidade de Iowa pelo físico John Vincent Atanasoff. provido com contatos elétricos, na forma de pequenos pinos de latão, interligados com capacitores de papel, cuja variação de carga durante a operação era monitorado e ajustado por um circuito elétrico. Por sua vez a lógica do sistema era feito com 255 válvulas tipo duplo triodo. Fig. 355 No inicio da segunda guerra mundial os computadores eletromecânicos disponíveis, como o «ASCC» – Automatic

Sequence Controlled Calculator – desenvolvido pela IBM, EUA, já não eram tão rápidos para resolver os complicados cálculos balistlcos exigidos pelos armamentos usados no novo tipo de guerra aérea, de forma que o aparelho de Atanasoff por ter uma concepção diferente, não mais usando de multivibradores biestáveis ou flip-flop, porém de um conceito eletrônico foi à origem do emprego da válvula na incipiente ciência da computação. Assim, em 5 de junho de 1943, o governo americano assina um contrato com a universidade da Pensilvânia para desenvolver o projeto do «ENIAC», ou – Electronic Numerical

Integrator and Computer – o qual entrou em operação três anos mais tarde iniciando a era da computação digital. pronto, o digital. Pronto, o computador era um complexo gigantesco que empregava 18. 000 válvulas montadas em bastidores pesando no total cerca de 30 toneladas, que ocupava uma sala com 250 m2, tendo um consumo elétrico médio de 1 50 kW. Operando com uma freqüência de relógio de 100 kHz podia executar operações de adição e multiplicação em cerca de 0,2 ms e 2,8 ms respectivamente. [picl Fig. 355D – Dr.

John Vincent Atanasoff, criador do primeiro sistema de computação I Idesenvolvido originalmente para resolver I complexas operações equações lineares. No lugar de notação binária o sistema «ENIAC» usava notação decimal, podendo operar até cerca de 10 dígitos através de contadores em década que funcionavam como acumuladores para o armazenamento de números no aparelho. O sistema «ENIAC», foi usado pela primeira vez em trabalhos práticos na resolução de problemas para famoso «Projeto Manhattan», responsável pela fabricação da primeira bomba atômica em 1945.

Mas, apesar da sua avançada tecnologia, o sistema de computação i’ENlACi’, tinha ainda algumas deficiências, pois a sua rogramação era feita através de uma Fig 357 – Ilustraçao da válvula 7AK7. Este pentodo de corte abrupto com duas grades de I controle de média transcondutância usando soquete tipo Loktal foi a primeira válvula ‘para aplicações digital desenvolvida nos ‘laboratórios da empresa Sylvania em 1948 especialmente para atender as exigências do ‘sistema de computação conhecido como projeto I «Whirlwind». I coleçao Ludwell Sibiey,K PAGF3tFS Sibiey,KB2EVN, EUA. entral de comutação, semelhante ao uma mesa telefônica, tornando sua alteração uma operação muito lenta. Desta aneira, para aumentar a velocidade de programação, era necessário que ela pudesse ser feita eletronicamente, da mesma forma que os dados eram armazenados na memória. Fig. 356 Na aurora da computação, a memória controlava a arquitetura do projeto, de forma que naquela altura, os engenheiros dispunham apenas de uma técnica muito dispendiosa para armazenamento de dados que consistia no emprego do circuito flip-flop à válvula.

Em 1945, a mesma entidade que havia construído o sistema «ENIAC», «The University of Pennsilvania’s Moore School of Electrical Egineering’i, inicia os estudos para um novo tipo e computador, o sistema «EDVAC», ou «Electronic Discrete Variable Computer». Este sistema usava de uma nova técnica de armazenamento de dados advinda das pesquisas com o «Radar» devido à guerra, conhecida como «linha de retardo do mercúrio».

Na realidade, os pesquisadores verificaram que se um sinal propagado ou retardado através do mercurio fosse ampllficado e recirculado, a informação poderia ser mantida na linha indefinidamente, bem como acessada cada vez que fosse necessano. Paralelamente na Europa, estavam também sendo feitas pesquisas sobre uma calculadora digital pois em 1943, ressionados pelo esforço de guerra, os ingleses desenvolvem um computador especializado em análises criptográficas, denominado de «Colossus», um sistema composto com cerca de 1. 500 válvulas termiônicas que foi a origem da engenharia de computação britânica.

No «Natlonal Mathematical Laboratory» criado em 1945, são desenvolvidos o «tubo de Williams», considerado como a primeira memória totalmente eletrônica, bem como um novo tipo de sistema de c PAGF primeira memória totalmente eletrônica, bem como um novo tipo de sistema de computação o «EDSAC», ou «Electronic Delay Storage Automatic Computer». No final da década de 1940 surge o amplificador valvulado operacional em corrente continua comercial, um sistema eletrônico que devido ao seu alto ganho com baixo desvio prenunciava a era do computador analógico de concepção totalmente eletrônico.

Entretanto, apesar do grande avanço da termiônica, as válvulas disponíveis na época eram originalmente para fabricação de radiorreceptores, não possuindo o desempenho necessário exigido para operação nos circuitos lógicos dos primeiros computadores. Pesquisas feitas nos EUA, por companhias como a Sylvania, desenvolvem as primeiras álvulas pentodo, projetadas especificamente para atuar como elemento de lógica digital onde se tem, por exemplo o tipo 7AK7, Fig. 57. Como visto, o período 1940-1950, foi pródigo em desenvolvimentos no campo da engenharia da computação que viria assim, influenciar sobremaneira as novas gerações de computadores. Fig. 358 I [pic] I Fig 356 – O sistema de computador conhecido como ENIAC. Fig. 358 – Computador desenvolvido nos laboratórios General Electronics 1950, conhecido como OMIBAC, ou «Ordinal Electric, EUA em Automatic Calculator» Radio Memory Inspecting Binary Electronics.