Aula-tema 7: criação do conhecimento interorganizacional

Questões para Acompanhamento da Aprendizagem – Tentativa 2 Question 1 Notas: 1 Leia o seguinte texto e identifique a qual modelo de gestão ele se refere. «Este modelo de compartilhamento de conhecimento interorganizacional é descentralizado, não depende da relação com fornecedores de uma grande indústria, mas sim da capacidade de explorar as redes disseminadas de empresas semelhantes, instituições de pesquisa e universidades. » Escolher uma resposta. Escolher uma respos a. Modelo coreano d b. Modelo europeu d ora Ita c. Modelo brasileiro de inovação d.

Modelo da montadora Toyota, Japão . Modelo das empresas de tecnologia do Vale do Silício, EUA Question 2 «Ocorre por meio da associação com fornecedores em torno de uma única grande empresa, portanto vínculos densos de propriedade com os seus afiliados, história compartilhada e adesão com sua cultura». indicados refere-se ao texto lido e. Modelo da montadora Toyota, Japão Question 3 Associe cada sentença abaixo em termos de modelo de gestão do conhecimento interorganizacional: (1) Modelo Toyota, (2) Modelo das empresas do Vale do Silício.

I – «Interações íntimas de longo prazo, com estruturas formais e aços de propriedade» II – «As redes que existem não pertencem a uma empresa, mas ? indústria e à própria região» III – «Conhecimento mais voltado a processos criados por uma empresa que pode ser repassado a outras empresas do grupo» IV – «Efetivo na seleção e na recombinação do conhecimento a partir de uma ampla variedade de fontes e na criação de conhecimento completamente novo» Question 4 Indique a opção incorreta em relação à criação do conhecimento interorganizacional: aberto do Vale do Silício do que ao modelo centralizado da Toyota .

A espiral do conhecimento (SECI) é uma referência mundial para os estudos em inovação d. Os modelos Toyota e Vale do Silicio representam esforços de disseminação de conhecimento organizacional e. O modelo do Vale do Silício está sendo substituído pelo modelo da Toyota nos EUA Question 5 Leia as seguintes frases extraídas do livro texto: I-«A criação do conhecimento ocorre não apenas dentro das empresas, mas também a partir dos relacionamentos entre empresas diferentes. II-«A criação do conhecimento interorganizacional divide inúmeras aracterísticas com a criação do conhecimento dentro das organizações. » III-«A Toyota e seu grupo de fornecedores afiliados são um exemplo de criação do conhecimento em uma rede instável de empresas e não vinculadas intimamente. » IV-«O Vale do Silicio tem sido caracterizado por redes de empresas relativamente grandes, ligadas por relacionamentos impessoais com universidades e empresas de capital de risco. » Quais frases acima são verdadeiras e quais são falsas, na sequência apresentada: a.

F-V-V-F b. F-V-V-V c. V-F-V-V PAGF3ÜFd e. V-V-F_F Question 6 ‘Os modelos do Vale do Silício e da Toyota, no entanto, divergem consideravelmente no tipo de laço que vincula as empresas, no grau de exclusividade e na duração desses laços. No caso da Toyota, vemos interações Íntimas, de longo prazo, apoiadas por uma cultura compartilhada que abrange um conjunto de empresas e estruturas formais de comando com laços de propriedade. No Vale do Silício, vemos um conjunto mais amplo de laços, redes amplas e diversas, movendo-se e reconfigurando- se rapidamente. » (p. 09 do livro texto) Baseado no trecho do livro texto acima, podemos concluir que: . Todas as questões acima estão incorretas b. O modelo Vale do Silício é mais eficaz que o modelo da Toyota por conta de suas redes amplas e diversas, que se reconfiguram a cada novo conhecimento c. Os modelos disputam a preferência de novas empresas de tecnologia para a criação de seu modelo ba de conhecimento d. Os modelos são apenas exemplos contrastantes de criação do conhecimento interorganizacional e. O modelo Toyota é mals eficaz que o modelo do Vale do Silico por conta das interações de longo prazo entre um conjunto de empresas