Natureza e sociedade

[pic] SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA GIL» BELARMINA GOMES DE FARIA HELLEN PAULA DE OLIVEIRA IVONE FERREIRA DA SILVA BERNARDO JOSIANA ROCHA DOS KEILA CRISTINA DE A orlo to view nut*ge GUIA DE ATIVIDADES PEDAGOGICAS PARA O ENSINO DA NATUREZA E SOCIEDADE destruidor da biodiversidade. Ensinar a pensar o mundo e a compreender os processos naturais e culturais é pouco. Faz-se necessário que elas aprendam a preservá-lo e percebam que o homem faz parte da natureza.

Este é o papel e o desafio de uma educação para a vida, pautada nos preceitos do estudo da natureza e sociedade, que isa resgatar os melhores elementos da nossa tradição cultural, que nos ajudem a inventar novos meios de viver, sentir e pensar a vida sobre a terra. Atividade 1 Fundamentos teóricos – breve descrição De acordo com o RCN da Educação Infantil, o estudo da Natureza e Sociedade com crianças inicia-se desde muito cedo, pois os pequeninos interagem facilmente com o meio ambiente, na construção de sua identidade e na identificação do grupo familiar e social do qual fazem parte.

Além disso, os educandos nesta faixa etária manifestam curiosidade em se relacionar e conhecer outros seres vivos. As atividades devem ser práticas e ignificativas, envolvendo canções, jogos e brincadeiras. Nome da atividade: Quem sou eu? Quem é o outro? Objetivo(s): • Trabalhar o esquema corporal. • Perceber as principais características pessoais. • Comparar as características pessoais com as características do outro. Descrição Detalhada das atividades desenvolvidas: Pedir, inicialmente, que cada criança traga uma foto sua.

Explorar oralmente as características pessoais e comparar as diferenças através da observação da foto do outro. Confeccionar um painel com as fotografias e ex or na sala de aula. Usar o espelho para que cada u perceba suas 0 para que cada um se observe e perceba suas características pessoais. Para finalizar a atividade, usar a tinta guache para que cada aluno produza o seu «auto-retrato». Expor os trabalhos na sala de aula. Atividade 2 Nome da atividade: *Falando de Deus as crianças. • Despertar nos alunos valores as serem praticados • Informar a existência de um Deus criador, independente da prática religiosa.

As atividades serão realizadas através da audição de músicas e histórias que abordem a existência de Deus, ressaltando os princípios éticos e os valores necessários para boa convivência em no grupo social. Ao final da atividade, as crianças poderão desenhar sobre o que aprenderam e apresentar ao grupo seu desenho. * O título da atividade não foi apresentado pelo grupo encarregado deste tema e sim escolhido por nós para completar nosso trabalho. Tema 2: Estudo da Natureza e Sociedade de 4 a 6 anos Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar.

Atividade 3 De acordo com BRASIL 1998, p. 181, este bloco tem como objetivo informar as crianças as características dos principais grupos sociais nos quais elas estão inseridas e fazê-las refletir sobre as transformações culturais que permeiam tais segmentos da sociedade. ? importante que os alunos sejam capazes de reconhecer e respeitar as diferenças existentes entre diversos povos e a forma como se organizam. Nome da atividade: Viage a criança em contato com as diferentes regiões do Brasil. • Reconhecer as principais características das regiões brasileiras. ?? Comparar a cultura local com outras culturas. • Respeitar as diferenças culturais. Mostrar aos alunos gravuras de várias regiões do Brasil. Destacar principais características. Após, pedir que imaginem uma viagem para a região que escolheram. Cada aluno descreverá o que pôde observar na viagem e fará um desenho para epresentar o que perceberam. Comparar as diferenças apontadas com a cultura local. Atividade 4 Nome da atividade: Meios de transporte. • Compreender a evolução dos meios de transporte. • Identificar os principais meios de transporte da nossa sociedade.

As atividades serão desenvolvidas em diferentes momentos, com duração de 20 a 30 minutos cada uma delas. Serão utilizados textos diversos, histórias, figuras de meios de transportes antigos e atuais, vídeo Verdocas e os transportes (www. youtube. com) e reflexões através de diálogos. Tema 3: Estudo da Natureza e Sociedade de 4 a 6 anos — Lugares suas paisagens Atividade 5 Neste bloco é necessário o trabalho sobre a importância que se atribui ao aprendizado do ue compõem a paisagem da atividade: Refletindo a ação do homem no Mundinho. ?? Permitir que a criança reflita sobre a ação do homem nas paisagens • Propor oralmente, soluções para resolução deste problema. • Construir a consciência crltica dos alunos. • Ressaltar a necessidade de preservar as paisagens do meio ambiente. O primeiro passo para esta atividade consiste na leitora do livro «O Mundinho», da autora Ingrid Bellinghausen, editora DCL. O livro ostra um mundlnho onde todos viviam em paz e todas as paisagens em harmonia. Porém, com a chegada dos homenzinhos, o mundinho ficou triste, poluído e suas paisagens destruídas.

A idéia é que as crianças, a partir da leitura coletiva, percebam a ação desastrosa do homem sobre a natureza e suas paisagens. Após a reflexão em grupo, faríamos um cartaz com desenhos e figuras sobre o ANTES e o DEPOIS da paisagem em decorrência da ação humana. por fim, elaborar com os alunos, uma lista de ações que podem contribuir para a preservação do meio ambiente e suas palsagens. Atividade 6 Nome da atividade: De olho na preservação. • Oferecer aos alunos a possibilidade de apropriar-se de conhecimentos sobre a água. • Ressaltar a importância da água para o planeta e para a saúde. ?? Ajudar a preservação deste recurso natural evitando o desperdício. • Valorizar a água no meio ambiente. • Conscientizar os aluno ortência de se cuidar do roda de conversa, mostrar um cartaz com a letra da musica «O Ribeirão Secou». Refletir coletivamente sobre o porquê da paisagem onde havia o ribeirão acabou secando. Ressaltar a ação desordenada do homem que acaba prejudicando a paisagem e o eio ambiente. Elaborar com os alunos um cartaz, com pintura em tinta guache, a figura de um rio limpo e um rio poluído e comparar as diferenças entre eles.

Confeccionar peixinhos com dobradura, flores e animais para que os alunos coloquem no rio saudável. Coletar com os alunos num passeio ao redor da escola, lixos jogados na rua e colocá-los no cartaz com o rio poluído, simbolizando os lixos que acabam chegando aos rios pela falta de higiene da população. Tema 4: Estudo da Natureza e Sociedade de 4 a 6 anos — Os fenômenos da natureza Atividade 7 O educador da Educação Infantil deve propiciar aos alunos tividades variadas que permitam observar, caracterizar e inferir sobre as propriedades não evidentes em relação ao mundo material.

Tais atitudes servem para conscientizar os alunos para o uso racional dos recursos naturais e da disponibilidade limitada de elementos necessários para nossa sobrevivência, promovendo ações que sejam internalizadas e repassadas para o dia a dia de cada um. Nome da atividade: Experiência para que a criança possa observar como se forma a chuva. • Compreender de modo concreto como ocorre a chuva. • Refletir sobre a preservação da égua. Utilizar água quente e de recipiente. Sobre o despejá-la num recipiente.

Sobre o recipiente com água quente, colocar um prato com cubos de gelo. Observar que com o passar do tempo, se formarão pingos d’ água que cairão do prato, simbolizando a chuva. permitir que os alunos que identifiquem a água quente como a água dos rios e mares que são aquecidas pelo sol. O vapor da água aquecida (fumacinha que sobe da água quente no recipiente) ao encontrar com o gelo que representa as nuvens frias, fazem com que a chuva aconteça. Confeccionar um cartaz com desenhos, de forma coletiva, representando a formação das chuvas na natureza.

Finalizar, essaltando a importância da água em nossas vidas, enfatizando que este é um recurso que um dia irá acabar e portanto, precisamos usá-lo de modo consciente. Atividade 8 Nome da atividade: O tempo quente e frio. • Mostrar a existência do clima quente e frio. • Trabalhar o vestuário adequado para o clima quente e frio. Usando uma boneca, deixar que os alunos escolham peças de roupa para vesti-la de forma mais adequada ao clima quente ou frio. As crianças experimentarão de forma prática a observação dos diferentes tipos de clima.

Além disso, o professor pode também explorar o trabalho de classificação de cores usando as eças de roupa e as partes do corpo usando a boneca, interligando os conteúdos relacionados ao estudo da natureza e sociedade com a matemática e a percepção do esquema corporal. Tema 5: Estudo da Natureza e Sociedade de 4 a 6 anos — Os seres Vivos Atividade g Fundamentos teóricos – b PAGF 10 breve descrição Este é um bloco de conteúdos que desperta grande interesse nas crianças.

Estar em contato com pequeno animais é algo do qual as crianças gostam muito e permite diversas experiências de aprendizado sobre a natureza e a sociedade. A proximidade com os animais e plantas despertam nas crianças entimentos de cuidado e respeito. Cabe ao professor planejar os momentos de visita e de cuidados, integrando-os na rotina como atividades permanentes. (BRASIL, 1998b, p. 189). Nome da atividade: Passeio ao sítio. • proporcionar ao aluno o contato com pequenos animais e plantas. • Despertar o sentimento de respeito e cuidado em relação aos animais e plantas. ?? Ampliar a compreensão sobre a natureza e sociedade. Agendar um passeio ao sitio onde existam pequenos animais e também a uma horta para que os alunos possam entrar em contato com outros seres vivos que muitas vezes não estão resentes no dia a dia das crianças. Atividade 10 Nome da atividade: Cultivo de plantas. • Experimentar o manejo com plantas. • Observar as etapas do desenvolvimento de plantas • Compreender a necessidade da alimentação saudável. A idéia principal da atividade é realizar o cultivo prático de uma planta e observar as etapas de desenvolvimento da mesma.

Em seguida, os alunos farão atividades de registro com desenhos que poderá aproveitar esta representem estas etapas assuntos relacionados • a alimentação saudável, através do consumo de vegetais e hortaliças na dieta diária. Tema 6: Estudo da Natureza e Sociedade de 4 a 6 anos – Objetos e processos de transformação Atividade 11 Neste bloco é possível realizar um trabalho com bases no cotidiano dos alunos, pois muitos fenômenos fazem parte das experiências de vida das crianças.

A partir da reflexão sobre alguns fenômenos da natureza e seus ciclos, o educando pode ampliar seus conhecimentos e reformular explicações que já possuem sobre eles. (BRASIL 1998b, p. 192). Nome da atividade: Massinha de modelar. • Mostrar a transformação de materiais. Esta atividade consiste basicamente em confeccionar massinha e modelar caseira para que as crianças percebam, de modo prático, que os objetos e materiais podem se transformar em coisas diferentes, assim como ocorre na natureza e com os fenômenos naturais.

Receita da massinha de modelar caseira: 4 xicaras de farinha de trigo 1 xícara de sal 1 e 1/2 xícara de água 1 colher de sopa de óleo corante alimentício ou gelatina em pó (fica com cor e com cheiro) Modo de fazer: Em uma vas- farinha, o sal, a água e coloque o corante ou a gelatina colorida. Pronto! Está pronta a massinha. Atividade 12 Nome da atividade: Como podemos reciclar? • Demonstrar a importância da reciclagem para o eaproveitamento do nosso lixo. • Levantar o questionamento sobre o assunto, descobrindo o que os alunos já conhecem. ?? Ampliar o repertório dos alunos acerca deste assunto. Partindo do conhecimento prévio das crianças, explicar lhes porque precisamos reciclar o lixo, evitando a destruição do meio ambiente. Depois, fabricar lixeiras com caixas de papelão, os recipientes para separar o lixo, já memorizando onde cada tipo de res[duo deve ser colocado, de acordo com a cor da lixeira. Por fim, passear ao interior e exterior da escola procurando lixos para que possam ser depositados nas lixeiras corretas. Se possível, ampliar a coleta para locais públicos, como praças e jardins.

O trabalho poderá ser ennquecldo com o vídeo ‘Vamos Preservar! » (www. youtube. com). Conclusão A formação do aluno da educação infantil é ampla e inclui a educação para a vida. Isto significa que o professor precisa preparar seus alunos pra o exercicio da cidadania. Os estudos sobre a natureza e sociedade permitem esta reflexão, através de atividades simples, prátlcas e signiflcativas para os alunos. Textos de apoio para os seminários. Curso Superior de Pedagogia. 2010 www. webartigos. c 436/ESTUDO-DA- P-AGF