Conceito de paper

Paper – O que é e como fazer Centro Universitário Lonardo da Vinci – EAD – Bacharelado em Administração – Metodologia do Trabalho Acadêmico 03/02/2012 Conceito de paper O paper, ou posi cientifico a respeito Na elaboração de um ap. :,: e argumentações, de esse processo consis PACE 1 ora UNIASSELVI pequeno artigo ré – determinado. Ivera uma análise e coerente, ação de idéias, relacionadas ao assunto ou tema estudado.

De modo geral o paper é elaborado para divulgar resultados de pesquisas cientificas, que podem discutir assuntos ainda pouco estudados, ou aprofundar e ou acrescentar a análise dos esultados das pesquisas. A elaboração de um artigo estimula a análise e a critica de conteúdos teóricos de diferentes autores. E como o paper deve ter fundamento cientifico, deve-se utilizar no mínimo três autores, e para que seja bem trabalhado sugere-se entre 10 e 15 paginas.

Antes de iniciar o artigo, deve- se estudar o assunto, reunir informações de valor científico que possam fundamentar sua pesquisa, para que assim possa seguir as etapas do paper. observar o numero máximo de 15 linhas ou até 250 palavras, ter apenas um parágrafo, digitado em letra tamanho 12, e usar spaço 1,5. Palavras-chaves representam o assunto estudado, devem- se escolher três palavras ou expressões, iniciadas com letra maiúscula, finalizada por ponto. As palavras-chaves ficam localizadas ao fim do resumo.

Os elementos textuais, conhecidos como introdução, desenvolvimento e considerações finais, os elementos textuais tem como função explicar cada etapa descrita de forma coerente, começo meio e fim. Na introdução deve-se nela fazer com que o leitor entenda com clareza o contexto da pesquisa, a introdução do paper geralmente tem uma ou duas paginas, e deve abordar elementos omo assunto, justificar o trabalho e sua importância teórica ou pratica, o método de pesquisa utilizado, e como o artigo esta organizado. O desenvolvimento é o corpo do artigo, o elemento essencial da pesquisa, o que representa 80 a 90 % do paper.

Nesta etapa são apresentados os dados do estudo, discussão e análise das informações escolhidas, e a avaliação dos resultados, confrontando-se com os dados obtidos na pesquisa, e fazendo uso de citações para dar fundamento teórico. O uso de figuras, gráfico, tabelas, notas de rodapé, conhecidos como elementos de apoio ao texto, dão riqueza a ele. O desenvolvimento deve ser bem dividido, com clareza e objetividade para dar compreensão e compreensão ao leitor. um bom desenvolvimento, faz uso de citações, para dar fundamento teórico a pesquisa.

São informações extraídas de outras fontes e deve-se informar ao le teórico a pesquisa. São informações extraídas de outras fontes , e deve-se informar ao leitor a autoria da idéia, para não cometer- mos plágio. As citações podem ser longas, quando ultrapassam de três linhas,e então ficam no formato de bloco, já as que possuem até três linhas são chamadas curtas, e recebem aspas no inicio e no fim. Citações são classificadas como direta, quando o autor transcreve o fragmento como ele se encontra na obra consultada.

E indireta, quando o autor não segue ao pé da linha a idéia do autor, e constrói com suas próprias palavras um texto, sem deturpar a idéia original. Lembrando que independentemente, é obrigatório a indicação do autor e o ano da obra consultada. As considerações finais tem como objetivo destacar o foco principal do trabalho, é a parte final do texto que revisa os resultados e discussão. Nas considerações finais não se usa citações pois é o momento em que o autor reflete expõe e indica aterial digno de mais estudo.

Referência é a parte final do trabalho que o autor indica aos seus leitores as fontes de pesquisas citadas não longo do texto, e onde localizá-las. Seguindo normas referentes às referencias, estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que estabelecem convenções para a transcrição apresentação de informações obtidas de documentos e ou outras fontes de informação. Lembrando que sempre apresenta-se em lista e alinhada à esquerda, seguindo ordem alfabética e são elaboradas usando apenas os elementos essenciais. PAGF3ÜF3