Uma pnte sobre a sociologia e a administração

O mundo vem passando por um processo de mudança muito acelerado. Independente de ser de hábito, cenário econômico ou evolução tecnológica estas mudanças sempre impactam no trabalho, na estrutura organizacional e na forma de gestão. Dentro deste contexto, foi elaborada a atividade a seguir, que tem como objetivo analisar o papel do “novo gerente”, bem como suas principais habilidades e competências.

I Tarefas a serem desempenhadas pelo gerente I Segundo Fayol as principais atividades do administrador são o planejamento, a organização, a direção e o controle e Caravante, I I Panno e Kloerckner ora tudo isto. Este “mod to view nut*ge administração com para que o gerente e ‘mudanças contemporâneas. está no como fazer lar conceitos de se faz necessaria anhar o cenário de I Burns & Stalker observam que não existe uma única forma adequada de administrar e que esta vai depender de diversos elementos I organizacionais.

Logo, conhecer, compactuar e disseminar a cultura da empresa em que se atua são atividades fundamentais para I lo gestor. I Muito mais do que um chefe, o gerente deve ser de um facilitador organizacional, combinando os aspectos relacionados tarefas de um administrador (planejamento, organização, ireção e controle) com a de gerir de pessoas. Deve liderar a equipe I ‘estimulando que se desenvolva para atender as expectativas da empresa, clientes e exigências do mercado. Trata-se de um I trabalho de aprendizado continuo que gera um ciclo de treinamento e monitoramento.

Este papel de “coach” (termo em inglês que significa treinador/ orientador) faz com que o gerente saia da posição tradicional I Ide “puxador (a frente da equipe) para estar na retaguarda garantindo o resultado final. O “coach” sempre está atento as I forças e fraquezas internas, e oportunidades e ameaças xternas, orientando a equipe que passa a ser autogerenciavel. Esta I Iliberdade assistida dá espaço para a criatividade e potencialização dos talentos individuais, facilita a interação, velocidade le dinamismo para atuar a frente de novos desafios.

IA revista HSM Management de número 69 ano de 2008 apresentou as cinquenta empresas mais inovadoras do mundo, sendo a Google a ‘primeira colocada. Segundo a reportagem a liberdade que a empresa confere a seus funcionários . com a devida orientação, é claro) é um dos principais estimulantes desta conquista. Este é um exemplo prático de que a forma de administrar realmente udou. I Competências e habilidades demandadas do gerente PAGFarl(F3 O gerente contemporâneo tem sem dúvida competências e habilidades polivalentes.

Dentre elas, podemos destacar o sentimento de I “dono” com ações comprometidas com a organização, a visão holística dos processos da estrutura, a excelente postura (ser lexemplo de conduta para a equipe), a maturidade, a liderança e o bom relacionamento humano. Por ser um facilitador interdepartamental, deve ter uma comunicação efetiva, habilldade de negociação e a sabedoria de ouvir. I Como dono da sua própria carreira, deve ter a capacidade de uscar o conhecimento interior, ser resiliente, auto-motivado e I também autodidata, buscando atualização sem depender de uma área de treinamento.

O aprendizado deve ser constante e lininterrupto. I Conclusão I Por isto tudo, percebe-se que o gerente deve ter uma atuação flexível, combinando a teoria tradicional com novas formas de I trabalho, visão holística, aspectos relacionados às tarefas de um administrador e gestão de pessoas. É imprescindível que Ibusque o auto-conhecimento que dará sustentação a motivação e a gestão de sua própria carreira. PAGF3ÜF3